A calibração RBC, ou “Acreditada”, é aquela que é reconhecida pelo INMETRO, além de outros órgãos internacionais. A sigla RBC significa “Rede Brasileira de Calibração”, cujo selo certifica e atesta que a calibração foi realizada em um dos laboratórios que integram essa rede.
Com essa certificação, o órgão de medição reconhece e transfere seu capital de competência aos materiais e processos avaliados.
Quando o equipamento é calibrado dentro desse processo, a rastreabilidade da medição e a comprovação dos métodos empregados são dispensados, uma vez realizadas as análises previstas por Normas como a ISO IEC 17025, observada pelo INMETRO.
Tanto em auditorias internas como nas externas, o certificado de calibração do instrumento auditado é o primeiro na escala de rastreabilidade. Esse certificado tem como diferença principal a colocação do selo do Cgcre no canto superior direito. Portanto, para esse instrumento, não há a necessidade da guarda dos padrões utilizados na calibração.
Para a maioria dos auditores, a calibração RBC deixa a impressão de confiança nos serviços realizados e, facilitando o processo de avaliação dos documentos.
Nós da Meta Calibrações podemos realizar a calibração RBC sim!
A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 é aplicável à acreditação de laboratórios de calibração e de ensaio.
Após o processo de aprovação a Rede Brasileira de Calibração, o laboratório é certificado, e evidenciado com número “CAL”, onde esse é obrigatoriamente aplicado em todos os serviços pertinente ao escopo acreditado.
A Calibração Rastreada é justamente o oposto disso. Trata-se de um processo NÃO reconhecido pelo INMETRO, portanto, não possui o selo de “Acreditação”.
A calibração rastreada, emprega métodos de medição fechados, elaborados internamente pela própria empresa (por essa razão eles requerem a fundamentação dos processos). Aí o sentido da palavra “rastreabilidade”, pois o laboratório torna-se obrigado a apresentar aos clientes as evidências e parâmetros adotados na medição, que não atendem a padrões mais abrangentes, nacional e internacionalmente, como ocorre no caso da Calibração RBC. Ainda assim, a calibração rastreada também deve observar normas de especificação muito claras (como a Norma NBR ISO 9001), bem como seus requisitos metrológicos.
Quer dizer que a Calibração Rastreada é um serviço pior?
Não! A calibração rastreada é mais barata e mais rápida, porque não exige tantos controles de documento e pode ser executada por qualquer técnico com o devido treinamento.
Importante ressaltar que tanto o certificado de calibração rastreada como o realizado diretamente pela RBC devem conter basicamente o mesmo conteúdo. Além disso, os padrões utilizados são os mesmos. Isso garante a qualidade do serviço e as incertezas dentro dos critérios esperados pelo contratante.
A Calibração Acreditada, é indicada, quando a empresa tem o seu sistema da qualidade baseado na ISO IEC 17.025, ou quando o sistema de qualidade, exige a Calibração RBC
Em situações onde não se aplica as duas condições supracitadas, o cliente poderá escolher o que melhor convier, baseando-se em seus próprios critérios estabelecidos.
Quando você realiza uma calibração de uma balança em um laboratório que pertence à Rede Brasileira de Calibração, utiliza-se o SELO contendo o número da “Acreditação”, assegurando a rastreabilidade das avaliações realizadas, endossando os parâmetros.
No caso da calibração Rastreada, o laboratório escolhido terá que, após a emissão do Certificado, deixar à disposição todos os dados indicativos da rastreabilidade do padrão usado. Assim, quando for preciso em uma eventual auditoria, o cliente poderá apresentar o Certificado de Calibração somado às informações de rastreabilidade (pesos padrão usado, etc).
Algumas empresas determinam que a calibração de instrumentos de medição seja feita anualmente, levando em consideração apenas o custo agregado, entretanto, vale ressaltar a importante de observar diversos fatores que influenciam diretamente na decisão da escolha na frequência de calibração, seja ela rastreada ou RBC.
Apontamos um conjunto de informações que devem ser consideradas para assegurar a qualidade dos processos de uma empresa.
a) Aquisição de um novo equipamento
b) Horas de uso de operação
c) Criticidade da área
d) Desempenho metrológico (fora das faixas aceitáveis)
e) Quando as medidas apresentadas forem questionadas
f) Impactos, vibrações, variações de temperaturas
g) Após algum tipo de manutenção
h) Mudança de localização do ambiente anterior, ora calibrado.
Após o conjunto de observações analisados, o prazo de calibração de instrumentos deve ser determinado pelo usuário do equipamento.
Nota: Logo após a calibração do equipamento, o mesmo sofrer qualquer impacto, exposição a temperaturas elevadas, choques, umidade ou ação de insetos etc., equipamento não terá a mesma qualidade nas medições garantidas pelo laboratório, havendo necessidade de manutenção e de uma nova calibração.
Todos os direitos reservados © Meta Calibrações
Desenvolvido por: Z.Mídia